O encontro reuniu empresários, alunos e professores de moda para conferir o que vem para a primavera/verão (Fotos Silvio Simões)
A moda está em constante evolução, e as tendências para a primavera-verão 2025/2026 já começam a ser desenhadas. Angélica Coelho, especialista em tendências, que atua na área de Inteligência de Moda no Instituto Senai de Tecnologia Têxtil e Confecção CETIQT e lidera o projeto Inova Moda Digital, apresentou um panorama completo sobre a próxima coleção, com foco em criatividade, sustentabilidade e tecnologia. A designer de moda esteve em Goiânia, na noite desta quinta-feira (20), fruto de uma parceria nacional com o Sebrae no programa Inova Moda Digital. A palestra foi realizada na Casa Sommos, parceira do Sebrae Goiás, para empresários, alunos e professores de moda.
O assunto, de acordo com a designer de moda, propõe um olhar mais estratégico e muito menos pontual para fomentar a criatividade dos negócios no setor. Ela explica que a partir de relatórios de tendências semestrais realizados pelo Inova Moda Digital, é possível saber as tendências para a próxima coleção, que estará nas lojas em 2025 e 2026. “O que vai estar nas vitrines é o que a cadeia produtiva da moda vai começar a trabalhar agora. Isso inclui cartela de cores para a estação, insights de formas e sugestões de produtos inovadores e como podem se desdobrar”, analisou.
Uma viagem no tempo, é essa a análise de tendências proposta por Angélica. Ela faz uma reflexão sobre o tempo e sua influência na moda, propondo uma analogia entre passado, presente e futuro para entender como a indústria pode resgatar saberes ancestrais, inovar e construir um futuro mais sustentável. A cartela de cores para a temporada, por exemplo, traz tons vibrantes e alegres, que refletem a energia da estação. As formas são fluidas e confortáveis, com um toque de ousadia e inovação. A ideia é que os negócios de moda possam adaptar essas tendências à sua identidade e público.
A líder do programa Inova Moda Digital ressaltou que esse olhar para estratégias futuras mostra como o ecossistema do setor pode ser mais assertivo pensando em comportamento do consumidor, mas em pontos estratégicos. “É preciso saber a resposta para perguntas essenciais como ‘o que o seu negócio faz”, ‘com que comunidade ele conversa’, ‘qual é o público’, para que os empreendedores consigam se alinhar dentro desses olhares perenes de sustentabilidade e tecnologia”, enfatizou.
A designer Angélica Coelho, do Senai CETIQT, falou sobre as tendências e a importância da sustentabilidade
Sustentabilidade
A sustentabilidade é um pilar fundamental e um compromisso para a moda do futuro. Angélica Coelho destacou a importância de adotar práticas sustentáveis em toda a cadeia produtiva, desde a escolha de materiais até o descarte de produtos. Para a palestrante, a circularidade do upcycling – que é um dos grandes exemplos da economia circular, que propõe que os resíduos sirvam de insumo para a produção de novos produtos – e a valorização de saberes manuais são algumas das estratégias que podem ser adotadas para construir uma moda mais consciente e responsável.
Para ela, não só os pequenos negócios, mas de qualquer porte, precisam olhar para o futuro e planejar como vão trabalhar com a sustentabilidade no pequeno, médio e longo prazo. “Dentro desse guarda-chuva de sustentabilidade não temos só o meio ambiente. Há muitas frentes, e cada um precisa entender e desenhar o que consegue fazer para chegar em uma meta futura. É preciso planejar e escolher em que frente vai atuar”, explicou Angélica.
A palestrante fez uma provocação e perguntou em qual time os empreendedores vão jogar, se no time que vai trabalhar com materiais com menor impacto ambiental, hídrico e de carbono; ou se vão começar com mudanças na infraestrutura de produção, promovendo inclusão, pilares de justiça de trabalho, melhores salários ou tudo junto; ou ainda se será no time que vai dar um pós-vida para aquele produto que está começando a produzir junto com o consumidor. “O bacana é pensar nisso de uma forma mais sistêmica, com estratégia para minimizar os impactos não só no meio ambiente, mas sociais, culturais e financeiros”, reiterou.
Sobre a moda brasileira, ela considera que possui um grande potencial criativo e cultural. Para Angélica Coelho, o futuro da moda brasileira passa por uma combinação de tradição e inovação, com foco em sustentabilidade, tecnologia e valorização da identidade brasileira. A especialista destaca a importância de os negócios de moda se adaptarem às novas tecnologias e comportamentos do consumidor, sem perder a essência e a criatividade que tornam a moda brasileira única.
Thais Oliveira, gestora estadual de Moda, ressalta a importância de aproximar pequeno empresário do tema
De acordo com Thais Oliveira, gestora estadual de Moda do Sebrae Goiás, o Inova Moda Digital é um convênio do Sebrae Nacional com o Senai CETIQT, uma vitrine on-line que tem todas as tendências de moda digeridas para o pequeno empresário. Então são vídeos, e-books, e diversos materiais. “É toda uma biblioteca para desmistificar e fazer chegar esse conteúdo do que está rolando no mundo inteiro para o pequeno empresário”, explicou.
Essa parceria, para Thaís, com a Inova Moda Digital, aproxima o pequeno empresário dessa realidade do setor. “O que foi apresentado aqui é o que tem de mais inovador nos últimos eventos de moda. E essas informações podem orientar o empresário a trabalhar com estratégia para incluir na próxima coleção 2025/2026”, afirmou.
Beatriz Dorneles, embaixadora da Moda em Goiânia e gestora de Moda da Regional Central (Goiânia), disse que o Sebrae procura trazer em primeira mão as novidades, tendências e insights para que os produtores do estado possam se inspirar com conhecimento. “Estamos com um leque repleto aqui, de quem faz a moda goiana acontecer. Quero agradecer muito a todos que estiveram na palestra e também aos anfitriões, Rodolpho Rodrigo e Tom Tom Fonseca, stlylists proprietários da Casa Sommos, que proporcionou uma experiência inovadora para quem participou”, enfatizou.
A gestora de Moda da Regional Central, Beatriz Dorneles, destaca o trabalho do Sebrae para expor as inovações e tendências
A Casa Sommos é um lugar que conecta marcas e pessoas do mundo da moda no universo fashion. Charmosa e localizada no Setor Marista, Rodolpho Rodrigo explica que o local possui uma infinidade de serviços voltados para o mundo da moda, e tudo se concentra na casa, como estúdio de fotografia, espaço para lançamento de marcas, desfiles e editoriais autorais. Tom Tom reforça que a casa é uma vitrine onde podem ser expostos calçados, roupas e acessórios, que ganham visibilidade e pode ser locada e aumentar a audiência dessas peças e que elas possam serem vistas com outro olhar.
Sobre a parceria com o Sebrae Goiás, Tom Tom afirmou que é muito bom estabelecer parcerias como a do Sebrae porque a instituição possui um selo de qualidade que coloca qualquer profissional em outro patamar. “Estamos felizes em poder ter essa troca de conhecimento, pela visibilidade que essa parceria nos traz e pelo aprendizado que promove para o público da moda, como os que participaram do evento aqui.”
Rodolpho Rodrigo e Tom Tom Fonseca, proprietários da Casa Sommos: vitrine para profissionais e marcas
SERVIÇO
Programa Inova Moda Digital – Tendências Primavera/Verão 2025/2026: https://inovamodadigital.com.br/
Casa Sommos
Instagram: @sommosoficial
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
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