
As leguminosas fazem parte de uma família de plantas, descritas como Fabaceae. Estes indivíduos estão distribuídos por todo o mundo e representam, a terceira maior família de plantas existentes no mundo.
Sendo assim, possuem aproximadamente 750 gêneros e mais de 19 mil espécies catalogadas oficialmente. As leguminosas incluem desde plantas arbóreas até herbáceas anuais.
Na natureza, as leguminosas são facilmente distinguíveis devido ao fato de produzirem frutos do tipo legume (daí vem o nome comum da família), popularmente chamado de vagem, que abriga as sementes.
Outra característica que as separam das demais famílias de plantas, diz respeito à possibilidade de simbiose com microrganismos que possuem a capacidade de fixar o nitrogênio (N2) atmosférico no solo.
Além disso, as leguminosas são extremamente ricas em proteínas, fibras, vitaminas e minerais. O que as tornam um excelente produto para a alimentação humana e animal.
Em virtude destas características, as leguminosas podem ser utilizadas com diversas finalidades. Alguns pesquisadores considerem que, está família de plantas seja a mais importante para o agronegócio mundial.
Por isso, elaboramos uma lista com alguns dos principais exemplares de leguminosas para o Brasil e sua potencial utilização.
CLIC NO LINK PARA TER ACESSO AO PORTAL DO INSTITUTO AGRO

1. Leguminosa mais produzida no Brasil e no mundo: Soja

2. Leguminosa mais consumida no Brasil: Feijão

3. Leguminosa para melhoria do solo: Crotalária

4. Leguminosa para alimentação animal: Estilosantes

5. Leguminosa para o reflorestamento: Acácia

6. Leguminosa resistente a seca: Gliricídia