As instituições bancárias deveriam colocar mensagens de instabilidade em suas redes, no caso dessas ocorrências, para melhor esclarecer seus clientes
MANAUS – Os apps do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco passaram por uma instabilidade na manhã deste domingo (15), impedindo a realização de operações financeiras como recebimento ou envio de pagamentos via Pix.
Segundo o site Down Detector, as reclamações sobre os bancos em relação ao serviço começaram a aumentar por volta das 9h30 (horário de Brasília). Às 11h30, a página de monitoramento já anotava mais de 3 mil notificações de erro em relação ao aplicativo bancário.
Mensagens não esclarecedoras e situação de constrangimento
Ao tentar fazer a transferência, os usuários recebiam mensagens dando conta de que estava ocorrendo erro operacional e orientavam a fazer nova tentativa mais tarde.
Estas mensagens remetem os usuários a pensar que estão realizando a operação de forma errada e os induz a cometer erros ainda maiores, que podem redundar em prejuízos que, se levados ao registro policial da ocorrência e entrada com reclamação no Judiciário, permitirão que os reclamantes sejam ressarcidos pelo inconveniente.
As instituições bancárias deveriam colocar mensagens de instabilidade em suas redes, no caso dessas ocorrências, para melhor esclarecer seus clientes e, eventualmente, pontos comerciais onde podem estar sendo tratados casos de transações muitas vezes inadiáveis, gerando situação de constrangimento aos usuários dos bancos.
