Uma série de operações militares realizadas na Faixa de Gaza resultou na morte de seis líderes das forças navais do Hamas, segundo anúncio feito pelas Forças de Defesa de Israel (FDI) e pela Agência de Segurança de Israel (ISA, sigla em inglês), nesta sexta-feira, 11.
A Marinha de Israel iniciou as operações em meados de maio, com a colaboração da Diretoria de Inteligência, do Comando Sul e do serviço de segurança.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
De acordo com as FDI, os terroristas eliminados teriam envolvimento em ataques marítimos direcionados a militares e civis israelenses, além de participarem do planejamento do ataque ocorrido em 7 de outubro.
“As FDI e ISA estão operando contra a força naval do Hamas, frustrando vários alvos terroristas, incluindo embarcações navais, instalações de armazenamento de armas e outros ativos relacionados ao Hamas”, disse o perfil das FDI no X.
Identidades dos alvos
Entre os alvos eliminados estão Ramzi Salah, comandante no norte de Gaza; Jamal al-Baba, responsável pelo centro; Ratab Abu Sahiban e seu sucessor Ahmad Ali, ambos na cidade de Gaza; Omar Abu Jalala, em Khan Younis; e Mohammed Qashta, em Rafah.
Israel já havia informado sobre a morte de Salah anteriormente. Os militares israelenses abateram o terrorista durante um ataque a uma cafeteria que, de acordo com informações, resultou em 24 mortes.
Na terça, Israel anunciou a morte de outro membro do alto escalão do Hamas
Na terça-feira 8, as FDI confirmaram a eliminação de Taha Abu Ayadeh, integrante da unidade de elite Nukhba do Hamas, durante uma ação conjunta com a ISA, na cidade de Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, no dia 1º de julho.
Segundo o comunicado oficial, Ayadeh comandou a invasão ao posto de gasolina do kibutz Magen, um dos alvos da ofensiva de 7 de outubro de 2023.
Leia também: “Gabinete do ódio”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 277 da Revista Oeste
Na ocasião, grupos armados ligados ao Hamas cruzaram a fronteira com o objetivo de atacar civis e sequestrá-los para Gaza. Em Magen, a célula terrorista foi contida por membros da brigada de emergência do kibutz.
No dia 7 de outubro de 2023, terroristas do Hamas atacaram homens, mulheres, crianças e idosos israelenses, todos civis desarmados, deixando 1.300 mortos.
O post Israel diz ter eliminado seis líderes das forças navais do Hamas em operações em Gaza apareceu primeiro em Revista Oeste.
