De acordo com o PL, a política prevê ações como a priorização de vagas em projetos esportivos para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, a realização de campanhas e palestras de conscientização sobre a importância do esporte e a promoção de parcerias com instituições de ensino, organizações da sociedade civil e escolas de educação física para execução de atividades esportivas. O projeto ainda propõe a realização de eventos específicos para este público, garantindo ampla participação e integração com a comunidade.
Para o deputado Carlinhos Bessa, o esporte vai muito além do lazer e tem potencial transformador para a juventude.
“O esporte é um poderoso agente de transformação social. Ele promove disciplina, trabalho em equipe, autoestima e habilidades essenciais para a vida. Queremos garantir que crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade tenham acesso a oportunidades que podem mudar seus destinos e oferecer um futuro mais digno e promissor”, destacou o parlamentar.
Bessa também ressaltou que estudos comprovam a importância do esporte na prevenção da violência e da criminalidade, além de reduzir a exposição dos jovens ao uso de substâncias ilícitas.
“Estamos falando de uma política pública que vai além do assistencialismo. Ela fomenta cidadania, cria perspectivas e ajuda a construir uma sociedade mais justa e inclusiva”, concluiu.
