O valor de tabela do pedido confirmado é de US$ 4,4 bilhões, sem incluir os direitos de compra. As entregas estão previstas para ocorrer de 2027 a 2032.
A companhia norte-americana será a 1ª do país a operar o modelo, considerado o maior e mais avançado da família E2. Os jatos devem modernizar a frota da Avelo, composta atualmente por Boeings 737NG.
“O desempenho excepcional, o porte e a eficiência da aeronave fazem dela a escolha perfeita para o crescimento futuro da nossa malha de voos regulares. A indústria aérea nos Estados Unidos está evoluindo e o E2 se encaixa perfeitamente na nossa visão e no papel único da Avelo nessa evolução”, disse , fundador e CEO da Avelo Airlines.
A Avelo Airlines opera desde 2021, atendendo 47 cidades em 18 Estados dos EUA e 3 destinos internacionais (Jamaica, México e República Dominicana).
TARIFAÇO
O anúncio ocorre em um momento de atenção comercial entre Brasil e Estados Unidos. Apesar de o segmento de aviação ter sido poupado de tarifas adicionais, as aeronaves brasileiras ainda enfrentam um imposto de importação de 10% nos EUA.
A Embraer defende a redução das tarifas, destacando a produção local e a presença de componentes norte-americanos em seus aviões.
Atualmente, os Estados Unidos são o principal mercado da Embraer, representando 45% das vendas de jatos comerciais e 70% dos jatos executivos.
A empresa emprega cerca de 3.000 profissionais no país e projeta investir US$ 1 bilhão, incluindo expansão em Melbourne (Flórida), construção de centro de manutenção em Dallas (Texas) e possível nova linha de montagem, com criação de até 2.500 empregos.
