Os moradores usaram rotas autorizadas pelos israelenses para deixar a maior cidade da Faixa de Gaza. Pessoas de todas as idades foram vistas caminhando ou em veículos lotados de pertences pessoais, enfrentando trânsito intenso na saída, segundo relato da agência Reuters. Os israelenses mandaram os palestinos seguirem esse trajeto “o mais rápido possível” a fim de buscar refúgio em “áreas ao sul”.
Assista a cenas da evacuação (3min55s):
Israel lançou panfletos sobre a Cidade de Gaza dizendo que a evacuação deve ser feita até 6ª feira (19.set). O governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu deflagrou a nova ofensiva em 8 de agosto, quando aprovou um plano para ocupar a região. A decisão foi tomada depois que as negociações com o Hamas, grupo extremista que controla a Faixa de Gaza, não avançaram.
O conflito em Gaza começou em 7 de outubro de 2023, quando o Hamas atacou Israel, matando 1.139 pessoas e sequestrando mais de 200 israelenses. Em resposta, Israel tem realizado operações militares por todo o território palestino. De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, 65.062 palestinos morreram e outros 165.697 ficaram feridos até o momento.
