A fala se dá em um momento de deterioração nas relações entre os países: nesta mesma semana, a Casa Branca bombardeou navios venezuelanos sob alegação de narcotráfico. Caracas por sua vez falou que a operação representava uma “guerra não declarada” e que os norte-americanos teriam cometido “crimes de lesa-humanidade”.
“Queremos que a Venezuela aceite imediatamente todos os prisioneiros e pessoas de instituições mentais, incluindo os piores manicômios do mundo, que a “liderança” venezuelana forçou a entrar nos Estados Unidos da América. Milhares de pessoas foram gravemente feridas e até mortas por esses “monstros”. TIRE-OS DO NOSSO PAÍS AGORA MESMO, OU O PREÇO QUE VOCÊ PAGARÁ SERÁ INACREDITÁVEL!”
Na 6ª feira (19.set), Trump havia divulgado um vídeo mostrando um ataque a uma embarcação que supostamente transportava drogas. Afirmou que “a inteligência confirmou que a embarcação traficava entorpecentes ilícitos e estava transitando por uma passagem conhecida de narcotráfico a caminho de envenenar norte-americanos”.
Segundo ele, “o ataque matou 3 narcoterroristas do sexo masculino a bordo da embarcação”.
Trump também ordenou em sua mensagem: “Parem de vender fentanil, narcóticos e drogas ilegais na América e de cometer violência e terrorismo contra os americanos”.
