Um homem armado foi preso na 6ª feira (19.set.2025) depois de se passar por policial no State Farm Stadium, em Glendale, Arizona, onde será realizado o funeral do ativista de direita Charlie Kirk. Joshua Runkles, de 42 anos, foi indiciado por porte de arma em local proibido e imitação de oficial da lei.
O DPS (Departamento de Segurança Pública do Arizona) confirmou que Runkles não integra forças policiais. Ele apresentou documentos falsos: distintivo do escritório do xerife do condado de Franklin e identificação policial de Idaho. Portava revólver e facas.
“[Runkles] estava fazendo segurança avançada para um convidado conhecido que planeja participar do serviço memorial. Não acreditamos que esta pessoa estivesse tentando algo nefasto, no entanto, o avanço não foi feito em coordenação adequada com a equipe de segurança da Turning Point USA ou Serviço Secreto”, declarou Andrew Kolvet, porta-voz da Turning Point USA, movimento fundado por Kirk.
O Serviço Secreto disse que investiga o caso junto às autoridades locais. Runkles foi solto mediante fiança.
O funeral de Charlie Kirk será realizado neste domingo (21.set.2025), com presença do presidente Donald Trump (Partido Republicano) e do vice-presidente JD Vance. O ativista de direita foi assassinado em 10 de setembro de 2025 na Universidade do Vale de Utah, em Orem, por Tyler Robinso, de 22 anos.
