“Vou fazer 80 anos e espero ter a boa saúde que desfruto hoje. Acordo todos os dias às 5h30 da manhã, vou para a academia e o centro de ginástica por duas horas por dia porque quero viver até os 120“, disse Lula.
O presidente, que está em Nova York para a Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) declarou que, se estiver “bem fisicamente e com a mesma disposição mental” que tem hoje, vai concorrer. Caso reeleito, o petista assumiria o mandato aos 81 anos.
Na entrevista, cujo foco foi a relação entre Brasil e Estados Unidos, Lula afirmou que o presidente Donald Trump (Partido Republicano) precisa ter o “comportamento de um chefe de Estado“. Sem citar diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), disse que seu objetivo é que ele ou seus apoiadores não vençam.
“Não permitirei, nem o povo brasileiro permitirá, que a extrema direita fascista volte a governar o Brasil“, disse.
Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada na 5ª feira (18.set.2025), Lula lidera em todos os cenários testados. No 1º turno, o chefe do Executivo aparece com percentuais de 32% a 43% das intenções de voto.
O presidente também defendeu o sistema eleitoral brasileiro. Disse que, se fosse possível cometer fraude em uma urna eletrônica, “nunca teria sido eleito presidente 3 vezes“.
“O Brasil tem um sistema de justiça eleitoral que é extraordinário, forte e democrático. O Brasil tem urnas eletrônicas que são o sistema mais perfeito do mundo“, declarou.
