“Nossa expectativa é que nós façamos no mês de março esse grande leilão aqui do aeroporto do Galeão. Será 100% que será leiloado, mas a nossa expectativa é que a gente possa ter esse ativo aqui preservado”, disse em conversa com jornalistas no evento de assinatura de repactuação do aeroporto carioca.
O contrato atual vai até 2039. O leilão será feito depois da aprovação da nova estrutura societária pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
Segundo o ministro, “não faltam interessados” e a própria Vinci, que já controla a concessionária, poderá disputar. O lance mínimo estimado é de R$ 930 milhões, mas Costa Filho disse esperar valor maior.
REPACTUAÇÃO
Na manhã desta 5ª feira (25.set), a concessionária RIOgaleão assinou um ajuste no contrato de concessão, aprovado pelo TCU (Tribunal de Contas da União).
O termo estabelece a saída da Infraero da administração, prevista para o fim de março de 2026. Atualmente, o Galeão é administrado pela União, que detém 49%, e duas empresas privadas, que têm o restante da participação.
Com a mudança, uma nova empresa passa a integrar a concessão. Segundo a administração do aeroporto, a medida não afetará os passageiros.
“Entendemos que a repactuação reflete 2 pontos fundamentais: a adequação do contrato aos parâmetros mais modernos de concessão no Brasil, diante do vasto aprendizado de quase 15 anos no programa de concessões aeroportuárias; e o reconhecimento de que o aeroporto traz resultados positivos aos usuários finais, passageiros e transportadores de carga, que usam nosso terminal”, disse o presidente da RIOgaleão, Alexandre Monteiro.
O acordo determina a venda assistida da concessionária por meio de um leilão, com lance mínimo de R$ 930 milhões, a cobrança de 20% de outorga variável sobre o faturamento bruto até 2039 e a criação de compensação financeira caso haja restrição na movimentação de passageiros no Aeroporto Santos Dumont.
A medida considera os impactos da pandemia de covid e implementa um modelo atualizado de administração de aeroportos no país.
Segundo Silvio Costa Filho, o ajuste é fruto de “uma construção coletiva ao longo de 2024″. O ministro estima que o Galeão receba 18 milhões de passageiros este ano e 22 milhões em 2026.
O aeroporto também registrou a chegada de mais de 473 mil visitantes estrangeiros nos 2 primeiros meses de 2025, o maior fluxo para janeiro e fevereiro desde 1977. O terminal passa por um projeto de expansão de voos desde 2023, com objetivo de aproveitar melhor a infraestrutura e reduzir o fluxo no Santos Dumont.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), que constantemente defende priorizar o Galeão diante do Santos Dumont, comemorou. “Vamos, em breve, passar o Aeroporto de Guarulhos na recepção de visitantes estrangeiros. Você vai olhando os números e vê claramente”, declarou.
