“Essas balsas que estão sendo entregues hoje pelo Governo Federal foram produzidas aqui no Amazonas. Esse é um setor com grande potencial de geração de empregos, e vamos seguir defendendo sua ampliação”, afirmou o parlamentar.
O deputado lembrou ainda que a indústria naval já é a segunda maior do Brasil em volume de produção, abrigando estaleiros capazes de atender grandes demandas. Segundo ele, consolidar o polo naval no Amazonas é um passo fundamental para garantir novas oportunidades de trabalho, renda para a população e maior integração logística da região com o restante do país.
Além da entrega das balsas, a agenda do ministro Sílvio Costa Filho no Amazonas incluiu ainda visita ao município de Eirunepé, onde foi apresentado o projeto de modernização do porto local, além da inauguração da Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) em Envira, obra do Dnit que recebeu investimento de R$ 37,6 milhões. Também foi anunciado um financiamento de R$ 384,3 milhões do Fundo da Marinha Mercante (FMM) para a construção de 60 balsas graneleiras e dois empurradores fluviais em estaleiros do Amazonas, reforçando o papel estratégico do estado na indústria naval.
