O chanceler deu a declaração em audiência na Credn (Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional) da Câmara dos Deputados. Vieira foi convidado pelo colegiado a pedido de deputados da oposição. Essa é a 6ª vez que o ministro vai à comissão desde que assumiu o comando da diplomacia do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Brasil está acompanhando e ontem tomamos conhecimento do plano que foi lançado. Vamos aplaudi-lo publicamente porque o objetivo do plano […], com a libertação dos reféns, cessar-fogo e reconstrução de Gaza, está na linha dos nossos objetivos”, declarou Mauro Vieira na Câmara.
Trump, ao lado do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (Likud), apresentou na 2ª feira (29.set) o plano de paz para Gaza. O projeto determina a libertação imediata de reféns, a retirada das tropas israelenses do território palestino e o estabelecimento de um governo transitório supervisionado pelos EUA.
Se todas as etapas forem cumpridas, o plano termina com a criação do Estado Palestino. O acordo, no entanto, estabelece dezenas de condições e não determina um prazo para ser concluído.
Na 3ª feira (30.set), Trump deu ao Hamas o prazo de 4 dias para dar uma resposta sobre a proposta. Caso o grupo extremista recuse a iniciativa norte-americana, a Casa Branca dará seguimento ao plano nas áreas ocupadas por Israel no enclave. Leia mais sobre o projeto de paz do governo dos EUA.

