MANCHESTER (INGLATERRA) – Duas pessoas morreram e 4 ficaram feridas em um ataque a uma sinagoga no bairro de Crumpsall, em Manchester, na Inglaterra. O incidente se deu nesta 5ª feira (02/10), durante as celebrações do Yom Kipur, data sagrada do calendário judaico. O agressor utilizou um carro contra pedestres e depois realizou esfaqueamentos nas proximidades do templo religioso.A polícia de Manchester foi acionada às 9h31 no horário local (5h31 no horário de Brasília) depois de testemunhas relatarem que um veículo foi lançado contra um grupo de pessoas e um homem foi esfaqueado próximo à Sinagoga da Congregação Hebraicade Heaton Park. As informações são da BBC.
As autoridades responderam rapidamente ao chamado. Entre 9h37 e 9h38, só 6 minutos depois do 1º alerta, policiais dispararam contra o suspeito como parte da operação nomeada de Plato (protocolo de emergência adotado para responder a ataques em grande escala, incluindo incidentes de natureza considerados “terroristas”).
O prefeito de Manchester, Andy Burnham, afirmou que o autor do ataque foi morto.
Das 4 pessoas feridas no ataque, 3 permanecem em estado grave nos hospitais da região. As equipes de emergência isolaram completamente a área da sinagoga, localizada na região norte da cidade.