“A ideia é termos um diálogo sul-americano e, eventualmente, latino-americano”, disse o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes, um dos anfitriões do evento, em entrevista a jornalistas em Lisboa. Ele está na capital portuguesa para o 2º Fórum Futuro Tributação, evento em Lisboa (Portugal) organizado pelo Fibe (Fórum de Integração Brasil Europa).
O Fórum de Lisboa teve a sua 13ª edição em 2025. Contou com cerca de 3.000 inscritos. O evento já é uma tradição e foi batizado de “Gilmarpalooza” –junção dos nomes do decano e do festival de música Lollapalooza, originado em Chicago (EUA) e cuja versão no Brasil é realizada todos os anos em São Paulo com uma multitude de bandas de muitos lugares.
Segundo Gilmar, os responsáveis pelo fórum estavam “verificando um deficit de diálogo com a América Latina e com a América do Sul”. Por isso, decidiram realizar o evento também em Buenos Aires.
“Todos esperam que, daqui a pouco, se anuncie o acordo Mercosul-União Europeia, o que deve permitir a revitalização do Mercosul e deve talvez encorajar mais esse diálogo”, afirmou.
O magistrado lembrou que o Fórum de Lisboa “foi crescendo naturalmente”. Conforme o ministro da Corte, a edição de Buenos Aires terá um “número razoável” de palestrantes e que o “crescimento será natural”.
