
Municípios do sul e do oeste do estado, como Uruguaiana, Alegrete e Pelotas, estão em alerta laranja para risco meteorológico. Já as regiões norte e nordeste permanecem em aviso amarelo de atenção.
Os temporais devem iniciar pelas áreas da Campanha, Sul e Oeste, e vão em direção ao Centro, Noroeste e Missões, entre o sábado e o domingo. Já no Sul do estado, algumas tempestades podem também acontecer na manhã de domingo, com potencial de rajadas de vento de até 90 km/h.
O meteorologista da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, Bruno Zanetti, explica que a condição meteorológica está sendo influenciada por uma frente fria vinda de países vizinhos.
Sonora: “Uma frente fria vinda do Uruguai e da Argentina deve se aproximar do Rio Grande do Sul neste fim de semana. Alguns temporais isolados podem ocorrer no sábado à tarde. No domingo, a frente fria provoca temporais intensos, que podem vir acompanhados de granizo, de tamanho considerável e rajadas de vento fortes, capazes de derrubar árvores e destelhamento de casas”.
A chuva deve continuar ainda na segunda-feira, principalmente no norte gaúcho, mas com menor possibilidade de grandes tempestades.
De acordo com o aviso da Defesa Civil, o acumulado de chuva ainda está em níveis normais em praticamente todo o Rio Grande do Sul. Porém, é preciso atenção para inundações e aumento do nível dos rios.
Com supervisão de Sheily Noleto
1:59
