As romarias representam diferentes expressões de devoção à padroeira paraense. De acordo com informações do governo federal, a romaria rodoviária percorreu 24 km entre o Santuário das Graças, em Ananindeua (PA), e o Trapiche de Icoaraci, em Belém (PA), reunindo cerca de 700 mil pessoas.
O círio fluvial foi realizado em seguida na Baía do Guajará com aproximadamente 50.000 fiéis e mais de 400 embarcações, terminando na escadinha da Estação das Docas.
Por sua vez, a moto romaria, organizada pela FPM (Federação Paraense de Motociclismo), contou com cerca de 50.000 participantes em um trajeto de 2,5 km. Já a trasladação, conhecida como Procissão das Luzes, percorreu 3,7 km do Colégio Gentil Bittencourt até a Catedral, com os fiéis iluminando o caminho com velas.
De acordo com o Ministério do Turismo, o turismo religioso no Brasil é responsável por 8,1 milhões de viagens domésticas anuais, chegando a 18 milhões incluindo os excursionistas, e movimenta aproximadamente R$ 15 bilhões por ano na economia nacional.
Neste domingo (12.out.2025) acontece a procissão principal do Círio de Nazaré, dando continuidade às celebrações iniciadas no sábado (11.out).
Com informações do Governo Federal.
