O Conselho de Ética da Câmara decidiu arquivar nesta 4ª feira (22.out.2025) o processo contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O requerimento contra o filho 03 do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi aberto por atuação incompatível com o cargo.
Foram 11 votos a favor e 7 contra o parecer do relator, deputado Delegado Marcelo Freitas (União Brasil-MG), que pediu o arquivamento do processo. No texto, o congressista alegou que “o ato de opinar, discordar ou denunciar, mesmo que em território estrangeiro, não constitui infração ética, mas exercício legítimo do mandato representativo”.
A representação contra Eduardo foi apresentada pelo PT. O partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alega que o deputado atentou contra a soberania nacional por articular nos EUA (Estados Unidos da América) sanções contra o Brasil junto ao governo de Donald Trump (Partido Republicano). O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), disse que irá recorrer da decisão.
Eduardo Bolsonaro fora há 8 meses
O filho do ex-presidente Bolsonaro está morando nos EUA desde fevereiro. Em 18 de março, ele pediu uma licença, que chegou ao fim em 20 de julho. Se um deputado faltar, sem apresentar justificativa, a mais de 1/3 das sessões, fica sem a vaga na Câmara.
