Desse total, R$ 349,3 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade legal, sendo 6.627 idosos com 80 anos ou mais, 36.714 pessoas de 60 a 79 anos, 5.040 com deficiência física ou mental ou moléstia grave e 10.871 cuja principal fonte de renda seja o magistério.
Outros 158.775 contribuintes não prioritários receberão restituições por terem usado a declaração pré-preenchida ou optado por receber via PIX. Mais 30.867 contribuintes sem prioridade entram no lote.
A consulta pode ser feita no site da Receita Federal ou pelo aplicativo do órgão, em smartphones e tablets. Na opção “Meu Imposto de Renda”, o contribuinte deve clicar em “Consultar a Restituição”.
Segundo o Fisco, o pagamento será feito na conta informada na declaração. Se o crédito não for realizado por erro bancário, o valor ficará disponível para reagendamento por até 1 ano no Banco do Brasil.
O lote é considerado residual porque inclui declarações de anos anteriores que estavam retidas por pendências e foram regularizadas.
