Bermudes nasceu em 1946 em Cachoeiro de Itapemirim (ES). Em 1969, fundou o escritório Sergio Bermudes Advogados, que atualmente tem sedes no Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e São Paulo. Guiomar Mendes, mulher do ministro do STF Gilmar Mendes, integra o quadro societário de advogado.
Entre os casos mais relevantes de sua carreira está a defesa de Clarice Herzog, viúva do jornalista Vladimir Herzog (1937-1975), assassinado durante a ditadura militar. O processo resultou no reconhecimento pela Justiça de que o jornalista morreu sob custódia do Estado brasileiro.
Além da atuação como advogado, Bermudes construiu também uma carreira acadêmica. Deu aula em diversas instituições de ensino superior, como a PUC-Rio, a antiga Universidade do Estado da Guanabara (atual Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e a Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas.
Em 1985, o governo federal nomeou Bermudes para integrar a comissão responsável pela revisão do Código de Processo Civil, trabalho que reforçou seu prestígio no cenário jurídico nacional.
A OAB (Ordem dos advogados) de Brasília decretou luto de 3 dias na instituição: “Neste momento de luto, a OAB/DF e a CAADF (Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal) se solidarizam com os familiares, amigos, colegas de escritório e toda a comunidade jurídica, rogando por conforto e paz”.
