Durante sua passagem pela Ásia, Trump celebrou o que chamou de uma “grande vitória” inesperada e disse que foi “uma ótima coisa”. “Ele [Milei] recebeu muita ajuda nossa. Recebeu muita ajuda mesmo. Eu lhe dei meu apoio, um apoio muito forte”, disse Trump, também elogiando alguns de seus principais assessores, incluindo o secretário do Tesouro, Scott Bessent, que supervisionou a assistência financeira à Argentina.
O apoio de Trump a Milei antes da votação incluiu um acordo de swap cambial de US$ 20 bilhões que já foi assinado e uma proposta de linha de investimento em dívida de US$ 20 bilhões. Essa ajuda desempenhou papel estratégico na campanha do partido La Liberdad Avanza. Agora, o resultado dá a Milei um mandato para continuar implementando suas reformas na economia.
“Ganhamos muito dinheiro com base nessa eleição porque os títulos subiram. A classificação de crédito da dívida deles subiu”, disse Trump. No entanto, ele disse que os EUA “não estavam nisso pelo dinheiro, propriamente dito”.
Segundo a Reuters, Bessent, que estava viajando com Trump, descreveu a assistência como uma “ponte” para ajudar o projeto econômico de Milei. “Ele está lutando contra 100 anos de políticas ruins. Ele vai superar isso graças ao apoio dos EUA”, disse Bessent a jornalistas.
Milei entra na 2ª metade do seu mandato com maior controle no Legislativo, mas com o desafio de equilibrar reformas radicais e estabilidade institucional. O presidente argentino disse que a vitória é o início da construção de uma grande Argentina.
Leia mais:
