O ministro da Administração Territorial, Paul Atanga Nji, disse que várias pessoas foram presas por envolvimento no planejamento de ataques violentos. Cerca de 30 políticos ligados a Tchiroma foram detidos. A polícia usou gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes.
O presidente de Camarões, Paul Biya, está no poder desde 1982 e é o governante mais velho do mundo. Segundo os resultados divulgados pelo Conselho Constitucional nesta 2ª feira (27.out), Biya foi reeleito para um 8º mandato, com 53,66% dos votos, contra 35,19% de Tchiroma. Um novo mandato, com duração de 7 anos, pode manter o líder camaronês, de 92 anos, no poder até os 100 anos.
A oposição acusa Biya de manipular o resultado eleitoral para se manter no poder. Tchiroma reivindica vitória sobre o presidente e declarou, na semana passada, que havia ganhado as eleições. Segundo sua própria apuração, ele teria vencido com 54,8% dos votos, contra 31,3% do atual presidente. Autoridades descreveram as alegações como ilegais, pois só o Conselho Oficial pode publicar resultados oficiais.
Tensões vêm aumentando no país à medida em que apoiadores de Tchiroma reivindicam sua vitória nas eleições. Ex-ministro do Emprego, o opositor também já foi porta-voz do governo de Biya, mas rompeu relações neste ano e declarou sua candidatura, atraindo multidões insatisfeitas com o governo.
