Quem conta os detalhes é o jornalista Mark Gurman, que tem um longo histórico de acertos sobre a Apple. Em sua publicação, Gurman indica que o Gemini do Google será usado nos bastidores da nova Siri, especialmente para recursos de planejamento e sumarização de dados no dispositivo.
A nova Siri também será integrada com um sistema de busca de conhecimento, e todos esses pacotes, incluindo os modelos do Google, vão rodar nos servidores Private Cloud Compute da própria Apple. Em um exemplo prático, a assistente poderá responder perguntas pessoais, como “qual foi o livro que minha mãe me recomendou”, ao analisar os dados do aparelho.

É interessante notar que até mesmo as tecnologias do Gemini vão rodar nos servidores próprios da Apple. O motivo para isso tem relação direta com privacidade e segurança dos dados dos usuários. No fim das contas, a implementação das tecnologias não deve ser tão diferente do que a Samsung faz com seu Galaxy AI.
Apple passa por turbulência em IA
Outro ponto de destaque nessa parceria, é que o Gemini realmente deve ficar restrito aos bastidores da Siri. É reportado que os modelos do Google não estarão nos materiais de marketing, e a assistente constará como uma tecnologia que roda diretamente nos servidores da Apple.
- O acordo entre ambas consiste basicamente no Google licenciar sua tecnologia do Gemini para a Apple utilizar em seu produto;
- Caso verdadeira, a integração pode significar uma boa notícia para quem estava ansioso por mais recursos de IA por parte da Maçã;
- Vale notar que desde a chegada do Apple Inteligência, os recursos de IA não foram bem recebidos pelos consumidores;
- O desenvolvimento da nova Siri passou por turbulência no último ano, e a empresa teria desistido de criar uma IA totalmente nova para a assistente;
- No passado, Mark Gurman também apontou que a nova Siri seria “o verdadeiro controle remoto do seu iPhone sem precisar de mãos”;
- Os adiamentos constantes também minaram a confiança da empresa no segmento de IA.
Apesar da maré de notícias ruins sobre IA, a Apple vem paulatinamente conseguindo bons resultados financeiros. Dados recentes apontam que a gigante de Cupertino encostou na Samsung em termos de participação de mercado sobre vendas de smartphones, principalmente pela chegada dos novos iPhone 17.
Quer acompanhar novidades sobre IA, chips e tecnologia? Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e YouTube e assine a nossa newsletter para receber as principais notícias e análises diretamente no seu e-mail.
