No novo comercial, batizado de “Holidays Are Coming” (“As festas estão chegando”, em tradução livre), os clássicos caminhões iluminados da Coca-Cola percorrem o mundo — não encantando pessoas, mas a fauna local. Surgem em cena cachorros, ursos polares, esquilos e bichos-preguiça.
A empresa, porém, enfrentou forte repercussão negativa no ano passado por conta do uso de IA em excesso. O comercial de 2024 ficou marcado por erros grotescos: rodas girando no sentido errado, mãos humanas com seis dedos e animais se movendo de forma antinatural.
O novo vídeo melhora nesse aspecto, mas ainda apresenta animações com movimentos estranhos e um estilo artístico inconsistente — ora realista, ora quase cartunesco. Na primeira vista, contudo, não é possível flagrar erros tão grotescos quanto os da edição de 2024.
Segundo o The Wall Street Journal, a Coca-Cola produziu o vídeo novamente em parceria com os estúdios Silverside e Secret Level — os mesmos que trabalharam na campanha anterior. Cerca de 100 pessoas colaboraram no projeto, mas a marca preferiu não divulgar os custos da produção.
A nova campanha reacende o debate sobre o uso de IA na publicidade e nas indústrias criativas. Embora a tecnologia reduza custos e acelere processos, o resultado final ainda parece AI Slop. Mesmo assim, para a Coca-Cola, a repercussão negativa pode não ser tão ruim assim. Ao jornal norte-americano, o Diretor de Marketing da empresa, Manolo Arroyo, afirmou que a produção de 2024 foi bem mais barata que as edições tradicionais.
Abaixo, confira a edição de 2024:
Quer ficar por dentro das últimas polêmicas envolvendo inteligência artificial e publicidade? Continue acompanhando o TecMundo para mais notícias sobre tecnologia, inovação e cultura digital.
