A iniciativa atende às normas estabelecidas pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) para os clubes que participam de competições continentais.
O clube paulista decidiu estruturar sua própria equipe feminina em vez de ter parcerias com outros times do interior paulista. Segundo o ge, uma das possibilidades analisadas foi uma associação com o Realidade Jovem, de São José do Rio Preto, cidade situada a cerca de 15 quilômetros de Mirassol. Apesar do interesse demonstrado pelo clube rio-pretense, as conversas não prosperaram.
A determinação da Conmebol existe desde 2018. A confederação exige que todos os clubes participantes de seus torneios mantenham equipes femininas próprias ou estabeleçam parcerias com times já existentes.
Atualmente, o Mirassol ocupa a 4ª colocação na tabela do Campeonato Brasileiro com 59 pontos. Essa posição coloca a equipe na fase de grupos da Copa Libertadores da América. Mesmo que perca posições nas rodadas finais, o Mirassol já assegurou pelo menos uma participação na Copa Sul-Americana do próximo ano.
O Mirassol não divulgou informações sobre o orçamento destinado ao novo departamento feminino nem sobre possíveis contratações para a comissão técnica e elenco da equipe que será formada.
