UMA PRESTAÇÃO DE CONTAS DETALHADA E APROVADA PELO TRIBUNAL DE CONTAS JÁ SERIA UMA FORMA MOSTRAR QUE O DINHEIRO É REALMENE GASTO COM HONESTIDADE NO PAÍS
BELÉM (PARÁ) – O Brasil receberá 5 milhões de francos suíços, aproximadamente R$ 33 milhões, da Suíça para o Fundo Amazônia. O anúncio foi feito no domingo (9.11) pelo BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), em Belém.

Criado em 2008, o Fundo Amazônia é uma iniciativa que apoia projetos e ações contra o desmatamento, em defesa do desenvolvimento sustentável e da melhoria das condições de vida da população na Amazônia Legal brasileira. Gerido pelo BNDES, o fundo conta com aportes de doações não reembolsáveis (a fundo perdido) de governos estrangeiros e empresas nacionais.
A iniciativa, retomada em 2023, também apoia o desenvolvimento de sistemas de monitoramento e controle do desmatamento no restante do Brasil e em outros países tropicais. Os recursos do fundo já apoiaram 144 projetos, beneficiando mais de 600 organizações comunitárias e cerca de 260 mil pessoas, segundo justificativas do Governo Federal.
O governo diz ainda que as ações buscam ainda fortalecer o manejo florestal, a bioeconomia, a inclusão produtiva, a valorização dos saberes tradicionais e o fortalecimento de comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas.
Com informações da Agência Brasil e Real Radio Tv Brasil
