No câmbio, o dólar fechou com leve alta de 0,37%, cotado em R$ 5,292
O recuo do Ibovespa sinaliza realização de lucros após fortes ganhos recentes. A alta do dólar acompanha a pressão global de valorização da moeda norte-americana após semanas de recuo.
Segundo dados da B3, o pregão registrava aumento nas operações em ativos de bancos, commodities e consumo. Entre as maiores altas estão companhias do setor de varejo e tecnologia, enquanto ações ligadas a petróleo, energia e aviação apresentaram maiores quedas.
O mercado está com moderado apetite ao risco. Investidores monitoram sinalizações do Federal Reserve (banco central dos EUA) sobre juros e aguardam dados econômicos globais, enquanto o fôlego do Ibovespa foi impulsionado nas últimas semanas por ambiente externo mais favorável.
Entre os fatores domésticos que mantêm o mercado atento estão a divulgação de balanços corporativos, discussões sobre política monetária e expectativas para inflação.
Analistas apontam que sinais vindos dos EUA sobre fim de paralisações governamentais e expectativas de futuro corte de juros ajudaram a impulsionar os ativos brasileiros nas últimas semanas. O ambiente segue misto, combinando cautela em relação a novas decisões de política monetária e busca por oportunidades em emergentes.
