Em publicação no X, o órgão afirmou que a medida foi feita “em conformidade com uma diretiva da cúpula política” e que “a ajuda será transferida pela ONU e organizações internacionais após rigorosas inspeções de segurança realizadas pela Autoridade de Passagens Terrestres do Ministério da Defesa”.
As agências de ajuda humanitária da ONU pediam a reabertura da passagem para que mais auxílio chegue à região norte do enclave palestino, especialmente depois do cessar-fogo entre Israel e o Hamas, que começou em outubro.
O Ocha (Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários) informou que a passagem foi fechada em 12 de setembro e que nenhum grupo de ajuda humanitária conseguiu enviar suprimentos depois disso.
Os militares israelenses não responderam a um pedido de comentário sobre os motivos do fechamento. A passagem ficará aberta permanentemente, assim como a de Kerem Shalom, no sul de Gaza, por onde parte da ajuda humanitária teve acesso para chegar ao norte do território.
