O porta-voz do grupo, Igor Guilherme Bastos, disse ao Poder360 que o ato foi feito em homenagem ao Papa Leão 14. Afirmou que o pontífice é “profundamente comprometido” com a causa ambiental. Leão 14 não pôde comparecer à Cúpula dos Líderes nem à Conferência, mas a delegação da Santa Sé está em Belém participando do evento.
Assista ao ato do grupo (2min21s):
O movimento Laudato Si’ é uma iniciativa global da Igreja Católica inspirada na encíclica (carta oficial escrita pelo papa) homônima do papa Francisco, publicada em 2015. O grupo reúne fiéis para promover ações de cuidado com o meio ambiente em linha com o conceito criado pelo ex-pontífice, a “ecologia integral”.
A “ecologia integral” defende que a crise ambiental está ligada a crises sociais, econômicas e éticas. A ideia é que o cuidado com o meio ambiente deve estar ligado ao combate à pobreza e à desigualdade social. No conceito, há o reconhecimento da interdependência entre seres humanos, natureza e economia. Em outras palavras, não há proteção da Terra sem justiça social.
