Segundo a companhia, cerca de 20.000 passageiros foram afetados. A maioria dos cancelamentos está concentrada em rotas domésticas chilenas. A empresa afirma que quase todos os viajantes terão uma solução de voo em uma janela de 24 horas.
Passageiros que não forem reacomodados poderão remarcar a viagem sem custo ou solicitar o reembolso integral. As medidas adotadas permanecerão válidas enquanto durar a greve.
O SPL representa cerca de 500 dos 900 pilotos que trabalham para a Latam. O sindicato é baseado no Chile, onde baseada a sede administrativa e operacional do Latam Airlines. O grupo foi resultado da fusão entre a chilena LAN e a brasileira TAM, em 2012.
Essa relação torna o sindicato uma entidade-chave nas negociações trabalhistas da companhia, especialmente em questões que envolvem os pilotos do hub principal da Latam, localizado em Santiago.
Durante a pandemia, o SPL aceitou reduções salariais temporárias para evitar demissões. Agora, o grupo pressiona pela reversão completa dos cortes, alegando que o volume de voos e lucros da empresa já retornaram aos níveis anteriores à crise.
Em nota, a companhia informou que “reafirma sua disposição permanente ao diálogo com o sindicato e seu compromisso de alcançar um acordo benéfico para todas as partes”.
