
Ubatuba é um município de São Paulo, localizado na Mesorregião do Vale do Paraíba Paulista. É um dos mais espetaculares e bem preservados destinos do Litoral Norte do estado, com muitas praias incríveis, desde as mais calmas e familiares até as mais agitadas e para surfistas.
Mas não é só isso… Ubatuba também abriga trilhas e quedas d’água maravilhosas, com poços naturais de banho, rodeadas de muito verde preservado. Fortes atrativos para quem curte uma conexão com a natureza.
Então, confira abaixo 5 cachoeiras em Ubatuba que você precisa conhecer! Acompanhe.
5 cachoeiras incríveis para conhecer em Ubatuba
Para além do mar, outro tipo de passeio que merece estar no seu roteiro são as trilhas e cachoeiras, muitas delas escondidas em meio à vegetação quase intocada. Ubatuba tem ótimas opções. Confira abaixo nossas 5 dicas que não podem ficar de fora do roteiro:
Cachoeira da Água Branca
Esta cachoeira fica no extremo sul de Ubatuba, a cerca de 47 km do centro da cidade. É uma queda d’água alta, mas não tem um volume de água grande. Tem um formato de véu e o seu paredão de pedras lembra grandes degraus em granito verde.
Mas atenção: a trilha que dá acesso à Cachoeira passa em meio a Mata Atlântica e tem alto grau de dificuldade. O percurso tem cerca de 9 km no total (ida e volta) partindo do Parque Estadual da Serra do Mar, e é necessária a contratação de um guia credenciado pelo parque.
O caminho cruza algumas vezes o Rio Água Branca revelando alguns poços em seu percurso até chegar em seu destino, além de uma torre de observação, riachos, e outras pequenas quedas d’água.
Cachoeira do Prumirim
Esta é uma das mais procuradas pelos viajantes em Ubatuba, e fica a cerca de 19 km da cidade. Tem fácil acesso, mas tem que passar por uma trilha um pouco íngreme, embora sem muita dificuldade.
A Cachoeira do Prumirim é uma das mais visitadas de Ubatuba justamente devido ao seu fácil acesso. Veja abaixo o vídeo mostrando toda a extensão desta bela queda d’água:
Prumirim Ubatuba são Paulo Brazil pic.twitter.com/7kAMiumFtd
— Paulo (@PauloSa53709102) April 4, 2023
É formada por três pequenas cascatas. A primeira é ideal para uma hidromassagem relaxante, a segunda tem um escorregador natural e poço para banho, e a terceira tem uma piscina grande para mergulhar.
Cachoeira do Tombador
A cachoeira do Tombador fica no Sertão do Ubatumirim, no norte da cidade, e é considerada por muitos como uma das mais belas de Ubatuba. É formada por um paredão rochoso e com pequenas piscinas naturais, rodeada de Mata Atlântica bem preservada.

Fica mais afastada das multidões. E a trilha para chegar até ela é sinalizada e com bifurcações e alguns obstáculos, mas de nível fácil e curta.
Cachoeira do Pé da Serra
Esta cachoeira fica perto do centro de Ubatuba, a cerca de 8 km (e também é conhecida como cachoeira da Macumba). É formada por uma pequena cascata com um poço natural para banho com pouco mais de 1 metro de profundidade, mas é muito bonita e de águas cristalinas.
É um pouco mais isolada que as demais, rodeada pela Mata Atlântica e com muitas bromélias e orquídeas pelo caminho.
Cachoeira do Ipiranguinha
A Cachoeira do Ipiranguinha (conhecida também como Cascata dos Desejos) também fica próximo do centro da cidade, a cerca de 6 km. É bem preservada e mais ampla que a Pé da Serra.

É cercada por vegetação nativa exuberante, e a trilha até ela é plana e curta, também de fácil acesso.
Sua queda d’água tem cerca de seis metros e termina em um poço cristalino, com partes rasas e outras mais profundas. Ah, e uma pequena trilha alcançada do lado direito da cachoeira irá te levar a ruínas que datam do século 19.
Referências da notícia
Cachoeiras em Ubatuba que valem a viagem. 07 de novembro, 2025. Thiago Müller.
7 cachoeiras em Ubatuba (SP) que você precisa conhecer. 30 de julho, 2024. Blog Carpe Mundi/Redação.
