A Apple tem intensificado o planejamento para a sucessão de Tim Cook no cargo de CEO (Chief Executive Officer), segundo informou o jornal britânico Financial Times no sábado (15.nov.2025). John Ternus, vice-presidente sênior de engenharia de hardware, é apontado como o principal nome para assumir o comando da empresa. Cook lidera a companhia desde 2011, quando sucedeu ao cofundador Steve Jobs.
De acordo com o Financial Times, a diretoria e executivos da empresa aceleram as discussões internas para uma possível transição já em 2026. O processo é realizado na sede da Apple, em Cupertino, na Califórnia (EUA) onde são definidas as estratégias do ecossistema que inclui iPhone, iPad, iMac e serviços digitais.
De acordo com a reportagem, os preparativos para a mudança de liderança se intensificaram nos últimos meses, depois de mais de 14 anos de gestão de Cook. Durante esse período, ele conduziu a empresa em um ciclo de expansão e de mudanças no setor de tecnologia.
Não foram informados os motivos que levaram à aceleração do plano sucessório. O texto destaca que Cook não teria definido uma data para deixar o cargo. A publicação também afirma que é improvável que a Apple anuncie o novo CEO antes da divulgação de seu próximo balanço financeiro.
O relatório trimestral da companhia deve ser publicado no fim de janeiro e incluirá os resultados das vendas de fim de ano, período considerado estratégico para a Apple.