
Como um verdadeiro marco no caminho para sistemas espaciais autônomos, uma equipe de pesquisa da Universidade Julius-Maximilians de Würzburg (JMU) testou com sucesso um controlador baseado em Inteligência Artificial (IA) para satélites em órbita. O teste foi realizado a bordo do nanossatélite InnoCube.
A IA teve várias outras oportunidades para demonstrar suas capacidades: em testes subsequentes, ela também controlou o satélite com sucesso e segurança até a posição desejada.
Um passo decisivo rumo à autonomia espacial
O projeto LeLaR visa desenvolver a próxima geração de sistemas de controle autônomos. Seu principal objetivo foi o projeto, treinamento e teste em órbita de um controlador baseado em IA a bordo do nanossatélite InnoCube.

O que torna este trabalho especial é que o controlador de Würzburg não foi construído utilizando algoritmos fixos tradicionais.
A principal vantagem da abordagem DRL reside na sua rapidez e flexibilidade em comparação com o desenvolvimento de controladores tradicionais. Além disso, oferece a capacidade de criar controladores que se adaptam automaticamente às diferenças entre as condições esperadas e reais, eliminando a necessidade de recalibração manual demorada.
A próxima etapa da autonomia dos satélites com IA
Este teste orbital bem-sucedido torna a Universidade de Würzburg pioneira em sistemas espaciais com inteligência artificial.
O controlador utilizado representa um componente importante para a futura exploração do espaço profundo.
“O próximo objetivo é capitalizar essa vantagem. É um passo importante rumo à autonomia total no espaço. Estamos no início de uma nova classe de sistemas de controle de satélites: inteligentes, adaptativos e com capacidade de autoaprendizagem”, observou a equipe de pesquisadores.
Referências da notícia
AI controls satellite attitude in orbit for first time. 10 de novembro, 2025. Gaby Clark/Julius Maximilian University of Würzburg.
World Premiere in Space: Würzburg AI Controls Satellite. 11 de julho, 2025. Julius-Maximilians-Universität Würzburg.
