Os primeiros relatos de erro apontavam para forte instabilidade a partir das 8h50 da manhã, o que causou problemas de conexão em inúmeros sites e aplicações.
Plataformas como o ChatGPT e o X ficaram inacessíveis ou bem instáveis por todo esse tempo, enquanto a companhia tentava encontrar e resolver o erro.
Aliás, as mensagens de erro apontavam para problemas nos Challenges (desafios, em inglês). Esses desafios são, na verdade, um mecanismo de defesa da Cloudflare para analisar se uma variante do site acessado é real, ou um bot, ou script automatizado, e, portanto, falso.

Esse tipo de tecnologia é essencial para inibir ataques cibernéticos, como os do tipo DDoS (Distributed Denial of Service). Nesses casos, uma leva de bots tenta sobrecarregar o sistema para deixá-lo fora do ar ou vulnerável, mas o mecanismo também ajuda a bloquear tráfego suspeito e proteger os dados dos usuários.
Empresa explicará erro em breve
A atualização no status da Cloudflare também aponta que empresas que utilizam seus serviços já podem ativá-lo novamente. Mesmo assim, a empresa não detalha os motivos exatos que causaram a instabilidade na internet global, citando que irá fornecer um update final assim que a investigação interna for concluída.
- Perto das 9h, inúmeras queixas de erros já haviam sido reportadas no site Down Detector, responsável por monitorar a atividade de inúmeras plataformas;
- Serviços mundialmente utilizados, como o Canva, Discord e a plataforma de games Steam, também ficaram parcialmente inacessíveis;
- Por ser uma provedora de serviços para clientes ao redor do mundo, quaisquer tipos de problemas na Cloudflare impactam milhões de sites e pessoas;
- A empresa é responsável por prover “Redes de entrega de conteúdos”, que são basicamente cópias de sites para chegar mais rápido aos usuários;
- Em teoria, a companhia norte-americana é uma das melhores e mais confiáveis nesse segmento;
- Quedas na Cloudflare podem acontecer esporadicamente e em menor escala, mas eventos dessa magnitude são menos comuns.
- Há pouco mais de um mês, a AWS, outra provedora de serviços, também teve erros que geraram forte instabilidade na internet global.
Uma das grandes questões envolvendo a Cloudflare é que inúmeras empresas gigantescas usam sua infraestrutura, e há poucas alternativas confiáveis. Dessa forma, sempre que uma provedora de serviços assim é afetada por um erro interno, ou ataque cibernético, o resultado na internet é bem caótico.
E aí, você foi afetado pela queda global da Cloudflare e quer saber mais sobre o mundo da tecnologia? Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e YouTube e assine a nossa newsletter para receber as principais notícias e análises diretamente no seu e-mail.
