No vídeo, também publicado nas redes sociais do Vaticano, o pontífice criticou a falta de vontade política de alguns governos para implementar as metas estabelecidas no Acordo de Paris, assinado há 10 anos.
“A criação está clamando em inundações, secas, tempestades e calor implacável“, declarou. O chefe da Igreja Católica afirmou que o Acordo de Paris representou avanços importantes, mas cujos efeitos estão em risco. “Devemos ser honestos: não é o Acordo que está falhando, somos nós que estamos falhando em nossa resposta. O que está falhando é a vontade política de alguns”, declarou o papa.
A conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) se encerra na 6ª feira (21.nov). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve chegar na 4ª feira (19.nov.2025) à cúpula para ajudar a construir consenso entre as partes antes da sessão final.
Há impasse principalmente sobre como se dará o custeio das metas para redução de emissões de gases de efeito estufa, que contribuem para a intensificação do aquecimento global.
