Em comunicado oficial enviado à imprensa, o SBT afirmou que “em comum acordo” foi encerrado “o contrato de prestação de serviços de consultoria” de Rinaldi (leia o texto na íntegra ao final).
Segundo a emissora, Faria “desempenhou um papel estratégico na coordenação e no desenvolvimento de conteúdo dos programas”. O SBT agradeceu ao empresário pela “parceria, dedicação e pelas contribuições” e desejou sucesso em seus empreendimentos futuros.
Houve comemoração nas redes sociais em razão da saída do empresário da emissora. Danilo Gentilli, que apresenta o “The Noite”, no SBT, compartilhou a reprodução da nota oficial do SBT com a mensagem: “Se você quer sumir, fale com o Patati. Se você quer chorar, fale com o Patatá”.

Também o ator e ex-deputado federal Alexandre Frota celebrou a saída de Faria. “Finalmente esse Pastor Palhaço saiu, já posso voltar ao SBT. Silvio Santos nunca quis esse cara por lá. Finalmente a Dani acordou do pesadelo”, escreveu Frota.

Na mensagem, ele fez referência a Daniela Abravanel Beyruti, filha de Silvio Santos que assumiu a presidência do canal depois que o pai morreu em 2024.
Beyruti também se pronunciou nas redes sociais, em defesa de Faria. Em um story (publicação que desaparece em 24 horas) no Instagram, ela marcou o perfil do empresário e escreveu: “Não gosto de injustiças. O que está saindo não é verdade. Há um ano atrás [sic.], pedi para você me ajudar a buscar eficiência e otimização no SBT, você topou! Este ano chegou ao fim e eu só tenho a te agradecer. Você me ajudou MUITO! Você vestiu a camisa e jogou nosso jogo. Quero expressar aqui minha gratidão.”

Segundo apuração do jornal Folha de S.Paulo, houve diversos fatores que culminaram no encerramento do contrato com Faria. Um deles teria sido uma briga com o apresentador Ratinho. Uma das queixas de Ratinho era as mudanças na programação, como a inclusão da atração infantil “Bom Dia & Cia” comandada por Patati e Patatá.
Outra reclamação era o fato de o empresário tentar dar espaço ao seu filho, Igor Faria, na apresentação de programas. Ele foi um dos apresentadores do Teleton, atração beneficente que apoia a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente).
O Poder360 tentou contato com Rinaldi Faria por meio de seu perfil no Instagram e por meio de uma mensagem deixada no WhatsApp de um contato incluído no site do Patati Patatá, produto da Rinaldi Produções. Não houve resposta até a publicação desta reportagem. O texto será atualizado caso uma manifestação seja enviada a este jornal digital.
Leia a íntegra do comunicado do SBT:
“São Paulo, 18 de novembro de 2025 – O SBT e o empresário Rinaldi Faria comunicam, em comum acordo, o encerramento do contrato de prestação de serviços de consultoria.
“Rinaldi Faria integrou a emissora há um ano como consultor e, desde julho, acumulava interinamente as responsabilidades da Superintendência Artística e de Programação.
“Ele desempenhou um papel estratégico na coordenação e no desenvolvimento de conteúdo dos programas.
“O SBT agradece a parceria, a dedicação e as contribuições de Rinaldi Faria e deseja sucesso nos seus próximos desafios profissionais e de seus próprios negócios.
“A reestruturação da área será conduzida diretamente pela Presidência do SBT, que reforça seu compromisso em manter o avanço na jornada de transformação e inovação da emissora.”
