As equipes de segurança atuaram isolando a área onde funcionam os pavilhões dos países. O fogo já foi dominado, segundo o governo do Pará.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, disse que o incêndio foi controlado por volta das 14h30. “Pode ter sido um celular pegando fogo ou um curto-circuito”, declarou. Sabino minimizou o incidente, dizendo que isso não compromete o evento, e que a segurança atuou prontamente para conter a situação.
O ministro não indicou que a programação será cancelada ou esvaziada nos últimos dias da conferência. A COP30 terminaria na 6ª feira (21.nov.2025).
Imagens mostraram participantes e autoridades deixando os pavilhões às pressas, enquanto uma grande quantidade de fumaça se espalhava pelo local. Vídeos viralizaram mostrando o clima de apreensão entre os presentes, mas sem pânico generalizado.
As forças de segurança montaram cordão de isolamento e mantiveram o acesso restrito ao local do incêndio durante a resposta das equipes de emergência.
Por volta das 14h30, o incêndio estava sob controle, segundo veículos de imprensa regionais. Um levantamento preliminar diz que não houve danos estruturais graves, mas peritos e gerentes de operação acompanham os desdobramentos. As causas exatas ainda são apuradas por técnicos da organização e pelo Corpo de Bombeiros.
Esta reportagem receberá mais informações.
