Caiado passará na 2ª feira (24.nov) pelo procedimento de ablação –considerado padrão para corrigir definitivamente distúrbios no ritmo cardíaco.
“Após avaliação da equipe de cardiologia, foi indicada a realização de ablação por cateter, procedimento seguro e reconhecido como padrão terapêutico para o controle definitivo da fibrilação atrial. A intervenção está programada para ser realizada nesta 2ª feira”, informou o boletim.
Assinam o documento:
- Ludhmila Abrahão Hajjar, coordenadora da equipe médica cardiologista e intensivista;
- Paulo Marcelo Gehm Hoff, diretor clínico;
- Daniel Favarão Del Negro, diretor-geral.
Caiado foi internado na tarde de sábado (22.nov), em São Paulo, depois de apresentar um quadro de arritmia cardíaca: alteração no ritmo dos batimentos do coração que pode causar mal-estar, palpitações e, em alguns casos, exigir intervenção imediata.
O PROCEDIMENTO
A ablação é um procedimento considerado minimamente invasivo no qual médicos utilizam energia térmica ou fria para cauterizar pequenas áreas do tecido cardíaco responsáveis por causar a arritmia. A técnica é amplamente utilizada no Brasil e no exterior, com altas taxas de sucesso e risco considerado baixo para pacientes estáveis.
Depois da ablação, a expectativa é de que o paciente permaneça internado de 24 a 48 horas para monitoramento cardíaco. Caso evolua bem, poderá retomar as atividades leves ainda nesta semana, embora recomendações médicas costumem orientar a redução do ritmo de trabalho nos primeiros dias.
