
O Parque Estadual do Jalapão é um incrível destino de ecoturismo no oeste do estado do Tocantins. A região ainda está sendo descoberta pelos viajantes que gostam de desbravar novos roteiros; o difícil acesso e a pouca infraestrutura ajudam a preservar a região de natureza exuberante, que ainda recebe poucos turistas, mas encanta todos que conhecem os seus atrativos.
Aliás, o principal atrativo turístico do Jalapão são as piscinas naturais de águas cristalinas que jorram com alta pressão do fundo: são os chamados fervedouros, que, apesar do nome, não têm água quente. A força da água que sobe impede os banhistas de afundar, mantendo-os sempre boiando na água.
Os principais fervedouros do Jalapão
Os fervedouros são nascentes de águas cristalinas onde a forte pressão da água impede que os visitantes afundem, proporcionando uma experiência única de flutuação. Há fervedouros de vários tamanhos, formatos, cores de água e pressões. Estima-se que haja mais de 20 em toda a região, mas atualmente apenas 8 estão abertos à visitação. Vamos falar de alguns deles abaixo.
Começamos com o Fervedouro dos Buritis, um dos mais famosos do parque. Seu nome vem da grande quantidade de Buritis que tem ao redor, as grandes palmeiras de origem amazônica. No local tem estrutura de banheiros e restaurante.
Outro fervedouro de destaque é o Bela Vista, o maior fervedouro do Jalapão em diâmetro. É um dos mais conhecidos e disputados, dependendo do período pode ter fila de espera para mergulhar nele. Tem a melhor infraestrutura da região, com restaurante, pousada e camping, e ainda um deck elevado acima do principal de onde se pode tirar fotos mais do alto.
Outra opção é o fervedouro Rio Sono que, apesar do pequeno porte, também é muito conhecido. Tem estrutura com restaurante, banheiros e redário para descansar. A sua água é um pouco mais gelada que a dos demais fervedouros.

O fervedouro do Buritizinho é o menor deles, mas igualmente bonito, com água em tom azul forte. Pelo seu tamanho, só é permitido entrar 6 pessoas por vez. Este local também oferece a opção de banho em um trecho calmo do Rio Formiga, pular do balanço e praticar boia cross. Há um restaurante no local.
O fervedouro das Macaúbas é um dos mais novos do Jalapão, envolto por palmeiras nativas, com água cristalina e o fundo de areia branca. A pressão da água nesta nascente é forte, você consegue ficar em pé sem afundar. O local possui infraestrutura com banheiros e uma lanchonete.

E por fim dessa nossa lista de dicas, mas não menos importante, está o fervedouro Jatobá, rodeado por bananeiras. Por ter acesso por uma escadaria mais alta, é ótimo para fotos vistas mais do alto. O local oferece uma boa estrutura com restaurante que serve buffet e banheiros.
Cada fervedouro tem uma capacidade específica para visitantes, sendo permitido nadar ao mesmo tempo entre quatro e dez pessoas. E há algumas regras que devem ser seguidas na hora da visita, entre elas: não pisar na borda do poço e evitar o uso de repelente e protetor solar no mergulho. O tempo de visitação em cada fervedouro é limitado, geralmente em 20 minutos.
Referências da notícia
Fervedouros do Jalapão: descubra as nascentes borbulhantes do Tocantins. 16 de novembro, 2025. Thiago Müller.
Fervedouros do Jalapão. 2025. Monique Renne.
Jalapão: onde fica, dicas, roteiro e atrações. 28 de agosto, 2025. Jair Prandi.
