O TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) comprou 320 SUVs blindados Toyota RAV4 por R$ 131,9 milhões. A entrega deve ser concluída até março de 2026. Os veículos serão usados por desembargadores, juízes que atuam em varas criminais e na execução penal, além de jurados convocados para julgamentos relacionados a organizações criminosas. A informação foi divulgada pela jornalista Vera Araújo. Leia a íntegra do contrato (PDF – 348 kB).
A decisão foi tomada depois de episódios de risco envolvendo magistrados. Um dos casos citados pela administração do Tribunal é o ataque sofrido em março pela juíza Tula Corrêa de Mello, do 3º Tribunal do Júri. Ela escapou por estar em um carro blindado. O marido, o policial civil João Pedro Marquini, que dirigia outro veículo, foi morto.
A renovação da frota é feita a cada 5 anos e segue a resolução 435 do CNJ, que determina medidas de proteção. Estudos técnicos elaborados pelo TJ-RJ mostraram que a compra dos blindados é mais vantajosa que a locação –atualmente, o Tribunal usa só 35 carros desse tipo, todos alugados. A análise calculou que, ao fim de 60 meses, o custo por unidade seria cerca de R$ 326 mil mais baixo.
O modelo escolhido foi considerado adequado para receber blindagem de nível superior. Os atuais teriam proteção inferior.
O TJ-RJ também vai leiloar os 279 veículos da frota atual (Corollas e Jettas) com lance inicial pela tabela Fipe, para recuperar parte dos recursos investidos.
BLINDADOS CRESCEM NO BRASIL
Segundo levantamento da Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem), o uso de carros blindados tem crescido de forma consistente no país. No 1º semestre de 2025, foram registradas 22.425 novas adaptações –alta de 11,5% frente ao mesmo período de 2024. O avanço é concentrado principalmente em São Paulo, que respondeu por 84% das blindagens realizadas no período. Rio de Janeiro e Ceará também tiveram aumentos expressivos na procura.
A associação afirma que a maior parte das novas blindagens é do nível 3-A, capaz de resistir a disparos de armas curtas de maior potência. Já as proteções mais robustas, como o nível 3 –que suporta tiros de fuzil–, tiveram crescimento especialmente no Rio de Janeiro. A Abrablin estima que a frota blindada brasileira esteja próxima de 425 mil veículos, com demanda crescente também entre forças de segurança.

