As chamas chegaram a metros de altura e abriram um buraco no teto antes do início da evacuação do local pela segurança da 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.
Assista à entrevista (28min29s):
Sabino disse que há suspeita de que o fogo na área de pavilhões de países tenha sido causado por um micro-ondas. O caso é investigado pela Polícia Federal.
Caso se confirme que o aparelho causou o fogo, será, na avaliação do ministro, uma falha de fiscalização, porque o aparelho não poderia ter passado “pelo raio-X da ONU”. Todos os participantes eram obrigados a passar pelo dispositivo na entrada da COP30.
O uso de micro-ondas era proibido na Zona Azul. O motivo, segundo Sabino, seria para não causar sobrecarga no sistema elétrico. O ministro declarou que seguranças da ONU descobriram um micro-ondas no pavilhão de um dos países alguns dias antes do incêndio. Foi retirado.
O chefe do Turismo disse que a estrutura da Zona Azul, uma instalação provisória, mostrou-se eficiente porque o fogo não se alastrou. Foi controlado em 6 minutos. Afirmou que se o material da cobertura da Zona Azul fosse inadequado, haveria risco de “uma tragédia bem maior do que a da boate Kiss”, em referência ao incêndio em Santa Maria (RS) em 2013.
“GRANDE SUCESSO”
O ministro disse que a COP30 “foi um grande sucesso”. Afirmou que o fato de a conferência ter sido realizada na Amazônia permitiu a presença de pessoas que normalmente não vão a esses eventos. “Foi a COP mais inclusiva da história, com a participação inédita de povos da floresta”.
Sabino declarou que não houve “prejuízo muito grande” com o fato de 2 turistas terem caído em um bueiro sem tampa na 6ª feira em Belém. Afirmou que o incidente foi pequeno ao levar em conta que a cidade recebeu 60.000 pessoas na COP30.
ESPERA FICAR NO PARTIDO
O Conselho de Ética do União Brasil analisará nesta 3ª feira (25.nov.2025) se iniciará processo para expulsar Sabino por ficar no cargo depois de o partido desembarcar do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ministro afirmou esperar “bom senso” na análise. “Não estou ofendendo ninguém”, disse.
10 MILHÕES DE TURISTAS
Sabino disse esperar que o total de turistas estrangeiros no país chegue a 10 milhões até o final de 2025. Em 2024, entraram no Brasil 6,8 milhões de turistas de fora.
O ministro inaugurou turistômetros em Brasília e no Rio na 2ª feira (24.nov). O aparelho mostra a contagem de turistas estrangeiros no país. A marca atual em 2025 é de 8 milhões –o que já é recorde.
Em Brasília, fica em frente à Biblioteca Nacional, na Esplanada dos Ministérios. No Rio, fica em Copacabana.
