Com o update, a inteligência artificial também passa a exibir resultados de mapas no modo de voz, o que pode ser útil para fazer consultas sobre determinados tipos de empreendimentos nas proximidades, como no exemplo divulgado pela startup. Além disso, ela mostra a transcrição da conversa na tela de bate-papo.
Como usar o novo recurso do ChatGPT?
Para abrir um bate-papo por voz com o ChatGPT sem sair do chat de texto, basta clicar no ícone do modo de voz, que tem formato de onda e fica ao lado da janela de prompt, no canto inferior direito. Em seguida, selecione uma das opções de vozes disponíveis, sendo possível modificá-la nas configurações.
- A conversa será iniciada na própria janela, com a transcrição em tempo real, sem precisar abrir outra de maneira separada;
- O usuário pode interromper o chatbot sempre que quiser, bem como pedir para que ele fale mais devagar, forneça explicações mais detalhadas etc;
- O recurso também permite rever mensagens anteriores por meio das transcrições, navegando entre elas, e para retomar o modo de voz é só tocar no ícone novamente;
- A IA pode exibir elementos visuais como os já citados mapas e imagens em meio à interação. Há, ainda, a possibilidade de compartilhar a tela com a tecnologia.
You can now use ChatGPT Voice right inside chat—no separate mode needed.
You can talk, watch answers appear, review earlier messages, and see visuals like images or maps in real time.
Rolling out to all users on mobile and web. Just update your app. pic.twitter.com/emXjNpn45w
— OpenAI (@OpenAI) November 25, 2025
O modo de voz do ChatGPT na janela de conversa está disponível para todos os usuários, tanto no app quanto na versão web. Caso você queira utilizá-lo como o recurso funcionava até então, basta ativar o “modo separado” nas configurações da ferramenta.
Essa é apenas uma das novidades que a IA vem ganhando nos últimos dias, como a conversa em grupo. Outro destaque é a função pesquisa de compras, que ajuda a fazer comparações de preços e especificações e a encontrar as melhores ofertas do produto desejado.
Já usou as novas ferramentas do ChatGPT? Como foi a sua experiência? Conta pra gente, comentando nas redes sociais do TecMundo.
