A reunião conduzida pelo presidente do Conselho Superior da Fapeam e titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, contou com a presença dos membros do Conselho Superior: Vânia Maria Thaumaturgo Siqueira Capela, da Associação Polo Digital de Manaus (APDM), Gisélle Vilela Lins Maranhão (de forma virtual), da UniNilton Lins, Léo Fernando Castelhano Bruno, da Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), Sérgio Duvoisin Júnior, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Marcus Vinitius de Farias Guerra, da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Everton Rabelo Cordeiro, da Embrapa Amazônia Ocidental e Beatriz Ronchi Telles, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
Além da participação da diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, do diretor técnico-científico, Hedinaldo Narciso Lima, da diretora administrativa-financeira, Karen Vilany dos Santos Gonçalves, da chefe do Departamento de Acompanhamento e Avaliação (Deac), Ana Cláudia Maquiné Dutra, da chefe do Departamento de Difusão do Conhecimento (Decon), Marlúcia Seixas, e da equipe técnica da Fapeam.
Entre os itens analisados, destacou-se a homologação da lista tríplice para a escolha do Diretor Técnico-Científico da Fapeam. Também foram debatidos a Retificação da Resolução nº 001/2025, o andamento do Projeto InovaGestão – Avaliação Estratégica de Acordos e Termos de Cooperação Técnica II, e a prestação de contas técnica e financeira final, conforme as diretrizes do Novo Marco Legal.
Outro ponto em destaque foi a proposta de inclusão de novos valores em dólar para a modalidade de bolsa Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação no Exterior (DCTIEX), ampliando o apoio a pesquisadores em formação internacional.
Para o secretário Serafim Corrêa, a Fapeam tem elevado continuamente seu patamar. “Ao retornar da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), onde ela propagou as boas coisas que realizou e nos encheu de orgulho saber que a ciência, tecnologia e inovação (CT&I), com o apoio da Fapeam, têm avançado nos últimos anos”, avaliou.
A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, destacou que os resultados alcançados são fruto do esforço coletivo da equipe e avaliou o encontro de forma positiva, reforçando a confiança na continuidade das ações realizadas pela Fundação e com ótimas perspectivas para o ano de 2026.
“Hoje os processos foram apreciados e aprovados. Vários conselheiros manifestaram-se sobre esse ano de trabalho da Fapeam, sempre de uma forma muito respeitosa, reconhecendo o trabalho que é feito, apontando os desafios e parabenizando a equipe da Fundação como um todo”, reiterou Márcia Perales Mendes Silva.
Novidades
Dentre os destaques feitos pela diretora-presidente da Fapeam estiveram o lançamento dos Portfólios de Investimentos e Resultados de Pesquisas do Amazonas – Volumes 1 e 2: Especial COP30, do Catálogo do Comitê Técnico-Científico – CTC/AM 2025 e do Inventário de Ações e Pesquisas para o Enfrentamento à Estiagem e Eventos Climáticos Extremos no Estado do Amazonas 2024, pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, durante o “Painel: Ciência, Tecnologia e Inovação, Bioeconomia, PSA e Transição Energética para o Amazonas”, da COP 30.
Na oportunidade, ela reiterou também que, em agosto de 2025, ocorreu a regulamentação da Lei n° 4.340, de 10 de junho de 2016, que instituiu o Fundo Estadual para o Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação (Funecti).
“Desde 2020, iniciamos um processo para regulamentação do Fundo pelo Governador do Estado, que exigia uma série de providências envolvendo diversos órgãos, como a Receita Federal, a Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), a Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz) e a Sedecti, onde todas contribuíram”, enfatizou.
O Fundo tem o objetivo de apoiar programas e projetos prioritários de interesse ao desenvolvimento econômico social do Estado, especialmente programas, projetos e atividades de CT&I, compreendendo a pesquisa básica ou aplicada, a inovação, a transferência de tecnologia e o desenvolvimento de novas tecnologias de produtos e processos, de bens e de serviços, bem como a capacitação de recursos humanos, intercâmbio científico e tecnológico e a implementação, manutenção e recuperação de infraestrutura de pesquisa em CT&I.
Sobre o Conselho Superior
Entre as atribuições do Conselho Superior da Fapeam, estão a de aprovar o Regimento Interno e respectivas alterações; definir a política geral da Fapeam, tendo em vista seus objetivos; deliberar sobre o plano de ação e o orçamento anual da Fundação, assim como sobre as eventuais modificações destes, entre outras.
Por: Diovana Rodrigues (Decon/Fapeam)
Fotos: Ayrton Lopes (Decon/Fapeam)
O post Conselho Superior da Fapeam realiza 2ª Reunião Ordinária de 2025 apareceu primeiro em FAPEAM.



