O projeto tem como objetivo realizar o maior evento esportivo único já sediado em território britânico. A candidatura inclui estádios existentes, alguns em reforma e outros ainda não construídos, como as novas arenas planejadas para o Birmingham City e o Manchester United.
Mark Bullingham, CEO da FA, afirmou: “Sessenta e três milhões de pessoas vivem a menos de duas horas de um local de jogo que estamos propondo, então acreditamos que isso une todo o país e algumas das cidades e estádios mais reconhecíveis que temos”, disse.
O livro de propostas será publicado no site da Fifa ainda nesta 6ª feira (28.nov.2025). A decisão sobre os países-sede das Copas do Mundo de 2031 e 2035 será realizada durante o Congresso da Fifa em Vancouver, no dia 30 de abril de 2026.
A lista de cidades potenciais inclui Belfast, Birmingham, Brighton, Bristol, Cardiff, Edimburgo, Glasgow, Leeds, Liverpool, Londres, Manchester, Newcastle, Nottingham, Sunderland e Wrexham. A candidatura oficialmente lista 16 cidades, considerando Trafford como distinta de Manchester.
Dos 22 estádios propostos, 16 estão localizados na Inglaterra, 3 no País de Gales, 2 na Escócia e 1 na Irlanda do Norte. A relação contempla arenas tradicionais como Wembley, Emirates Stadium e Old Trafford, além de possíveis novos estádios, como o planejado para o Chelsea, ou reformas como a do Stamford Bridge e do estádio de Wrexham, caso atendam aos requisitos da Fifa.
A candidatura britânica é a única para a Copa do Mundo de 2035. Para o torneio de 2031, também existe apenas uma proposta, apresentada por Estados Unidos, México, Jamaica e Costa Rica. O Brasil sediará a Copa do Mundo de 2027.
