“Belém mais perto de entrar na rota dos cruzeiros. O ministério iniciou tratativas com a CLIA Brasil para incluir a capital paraense em novos roteiros nacionais e internacionais, aproveitando o Terminal de Outeiro modernizado para a COP30. Um passo decisivo para ampliar a oferta turística, fortalecer a Amazônia e atrair ainda mais visitantes para a região”, escreveu o ministro em suas redes sociais.

O ministério também destacou no ofício os aspectos logísticos, econômicos e comerciais da região que possibilitam a criação de roteiros turísticos que integrem a capital paraense às rotas de cruzeiros. Sabino espera ampliar a oferta turística, potencializar o desenvolvimento socioeconômico e fortalecer a presença da Amazônia no setor.
A CLIA Brasil respondeu ao ofício do ministério e manifestou interesse “em contribuir tecnicamente e internacionalmente para a promoção de Belém e para a construção de um ambiente mais favorável à atração de navios e operações no país”. A associação se comprometeu em fornecer todas as informações da região para as 43 companhias associadas.
As empresas ligadas à CLIA Brasil contam com 310 navios em atividade e 81 novas embarcações encomendadas até 2036. A associação deve enviar informações técnicas, contatos institucionais e materiais promocionais relevantes sobre o terminal, a infraestrutura portuária e logística e os atrativos turísticos, gastronômicos e culturais da região de Belém.
