Na postagem em questão, Zema dizia “1º de Maio de Luto pelos aposentados roubados pelo PT”. A Justiça entendeu que as declarações do governador estavam dentro dos limites da liberdade de expressão. Cabe recurso ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Leia a íntegra da sentença (PDF – 56,7 kB).
Assista ao vídeo postado por Zema (46s):
Eu fico muito triste com uma notícia dessas… pic.twitter.com/wsBfHYJGrB
— Romeu Zema (@RomeuZema) November 29, 2025
No entanto, depois de postar o vídeo, Zema foi questionado nas redes sociais sobre a Lei 11.400 de 2022, vigente em Belo Horizonte, que proíbe a utilização de fogos de artifício com estampido no município. A legislação estabelece multa mínima de R$ 100 para quem descumpre a norma.
Depois das críticas, o governador de Minas se manifestou nos comentários do vídeo para negar o uso de fogos: “Respeitando a Lei 11.400/2022, o ruído dos fogos foi adicionado em edição”.

O Poder360 procurou o governo de Minas e a Prefeitura de Belo Horizonte para pedir uma manifestação. O governo afirmou que a posição já havia sido apresentada nos comentários de Zema no próprio post. Não houve resposta da prefeitura até a publicação desta reportagem. O texto será atualizado caso uma manifestação seja enviada a este jornal digital.
