Dentre os políticos considerados os mais influentes no país, há congressistas da base de apoio do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), da oposição e aqueles que se definem como independentes –que ora votam com, ora contra o governo.
Eis a lista dos 20 deputados mais influentes:

Não foi realizado um ranking de quem é mais ou menos influente dentre os escolhidos. A ideia é que todos eles têm um nível elevado de influência junto aos seus pares.
Eis a lista dos senadores considerados mais influentes:

Segundo o CEO da Casa Parlamento, João Victor Prasser, a intenção central é aprimorar as condições para quem produz. “O prêmio reconhece a participação legislativa qualificada, capaz de fortalecer o ambiente de negócios e impulsionar o desenvolvimento”, disse ao Poder360.
O prêmio considera 4 aspectos:
1) influência em debates internos gerais;
2) foco em projetos com impacto no ambiente econômico e regulatório;
3) conhecimento técnico;
4) espaços ocupados em comissões, relatorias, liderança partidária e presidência de frentes.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), também será homenageado. Como ele é o presidente da Casa, ele não entra na lista. Mas, por razões óbvias, figura entre os mais influentes.
Grupo Esfera
A Esfera Brasil conta com uma série de operações coligadas. Além de promover eventos que buscam o diálogo entre o setor público e o privado no país e no exterior, também conta com a atuação em Brasília.
A Casa Parlamento reúne empresários e políticos para encontros que debatem os temas que estão na agenda do Congresso.
Além disso, eles têm o Instituto Esfera, que produz pesquisas e análises sobre temas relacionados aos desafios para o crescimento econômico e social do país.
O chairman do grupo, João Camargo, exerce o mesmo papel no Grupo TMC, novo nome da antiga rádio Transamérica. É também o dono das rádios 89 FM, Rádio Disney e Alpha FM. Também tem empresas no setor de incorporação imobiliária, sobretudo em São Paulo.
