- Mais informações: Como será o clima no verão: sem La Niña, o que esperar?

Entre a noite desta terça-feira (2) e a madrugada de quarta-feira (3) um novo ciclone se forma próximo à costa da Região Sudeste do Brasil, deixando o tempo instável em boa parte do país.
Ao longo da quarta-feira (3), este centro de baixa pressão atmosférica já estará estabelecido sobre o Atlântico, mas um pouco mais afastado do continente, e sua frente fria associada vai aumentar as instabilidades no Sudeste.
E nos próximos dias, este sistema vai ajudar a canalizar a umidade vinda da Região Norte do Brasil, aumentando as instabilidades na faixa central do país, o que contribui para a ocorrência de chuvas intensas, tempestades e elevados acumulados até o final de semana. Veja abaixo mais detalhes da previsão.
Canal de umidade mantém chuvas intensas e tempestades no Brasil Central
Amanhã, 3 de dezembro, áreas de baixa pressão já formam algumas instabilidades nas Regiões Norte e Centro-Oeste do país durante o período da manhã, ao mesmo tempo em que a frente fria forma instabilidades no Sudeste, especialmente na faixa leste da região.
Durante a tarde, essas instabilidades se intensificam, com potencial para chuvas intensas, tempestades e rajadas de vento. Há riscos de transtornos como alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra. No período da noite, as chuvas continuam sobre a porção central do país, em Minas Gerais e no Espírito Santo.

Na quinta-feira (4), as baixas pressões atmosféricas continuam formando instabilidades no Brasil Central. O ciclone já estará mais afastado do continente ainda, mas sua frente fria continua atuando em parte do Sudeste, ajudando a canalizar a umidade vinda do Norte do país e deixando chuvas recorrentes ao longo do dia.
Novamente, são esperadas chuvas de até forte intensidade e tempestades localizadas em todas essas áreas, especialmente no período da tarde, quando as chuvas se tornam mais abrangentes. E ainda há risco de transtornos como alagamentos pontuais e deslizamentos de terra.

Na sexta-feira (5), o corredor de umidade já estará bem definido sobre a faixa central do Brasil até entre o sul da Bahia e norte de Minas Gerais. O potencial para tempestades diminui, contudo as chuvas permanecem atuando com até moderada intensidade, principalmente nestes dois estados citados acima.
Ao longo do final de semana, as chuvas continuam acontecendo sobre boa parte do Brasil, entre o Norte e o Sudeste, e em algumas áreas do NE; contudo, elas ocorrem com menor intensidade e com baixo risco de temporais associados.
Altos acumulados de chuva até o final de semana
Como teremos chuvas diariamente ao longo desta semana em boa parte do país, o próximo final de semana registrará volumes elevados em toda a faixa do Brasil Central, conforme podemos observar no mapa abaixo:

Até a noite (21h) do domingo (7), os acumulados de chuva ficam acima dos 100 milímetros em grande parte desta faixa.
Contudo, os valores mais expressivos serão registrados em áreas do centro-leste de Minas Gerais, no norte do Espírito Santo e no extremo sul da Bahia, onde os totais chegam aos 200 milímetros, mas podendo localmente até ultrapassar este valor.
