A confirmação inicial do episódio foi feita por Gino Costa, ex-ministro do Interior, em seu perfil no X. “Investigações devem apurar a motivação do crime e a Justiça deve punir os responsáveis com rapidez e rigor”, escreveu. Pedro Cateriano, ex-presidente do Conselho de Ministros, disse à emissora peruana que “é um mau início de campanha”.

A Polícia Nacional do Peru disse em nota que não foram identificados feridos e que estava no local do incidente para fazer a segurança e encontrar os responsáveis. Óscar Arriola, comandante-geral do órgão, afirmou ao Canal N que o pré-candidato não havia relatado nenhuma ameaça, mas que uma das dúvidas é se haveria traficantes interessados nos terrenos que pertencem a Belaúnde na região.
As eleições no Peru foram marcadas para 12 de abril de 2026 depois de diversas crises políticas e institucionais vividas pelo governo de Dina Boluarte. Ela substituiu em dezembro de 2022 o então presidente Pedro Castillo (Perú Libre, esquerda), que foi destituído. Dina também foi deposta do cargo, em outubro. José Jerí Oré, chefe do Congresso, preside o país interinamente.
