As negociações entre representantes da Ucrânia e dos Estados Unidos se deram em duas etapas distintas: 1º em Genebra, há mais de uma semana, e posteriormente no domingo (30.nov), em território norte-americano.
Os diplomatas discutiram propostas para encerrar o conflito com a Rússia. “O trabalho foi baseado no documento de Genebra, que foi posteriormente aprimorado”, escreveu Zelensky.
O governo ucraniano tem buscado resistir a pressões depois de os EUA apresentarem um plano que ia de encontro a diversos interesses russos. A Ucrânia reivindica maior participação dos países europeus aliados na tomada de decisão.
No X, Zelensky disse que deu instruções “para que se continuasse o trabalho mais construtivo possível com a equipe do Presidente [Donald] Trump, bem como com nossos parceiros europeus”.
“Estamos empenhados em alcançar uma paz verdadeira e garantir a segurança. Este é exatamente o nível de compromisso que se exige da Rússia”, escreveu Zelensky.
Segundo o ucraniano, novas reuniões entre representantes norte-americanos e ucranianos para avançar nas discussões devem ser definidas em breve.
